sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

José de Alvencar - Biografia


José Martiniano de Alencar (1829-1877) nasceu em Mecejana, no Ceará em 1829. Era filho de tradicional família cearense, e ainda menino mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou no Colégio de Instrução Elementar.
Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, em 1850, mas, pouco exerceu a profissão. Voltando ao Rio, José de Alencar estreou no Correio Mercantil, as crônicas publicadas foram, mais tarde, agrupadas em um único volume chamado Ao correr da pena e já em 1856 passa a ser o redator chefe do Diário do Rio de Janeiro, onde em 01 de janeiro de 1857 publica o romance O guarani, em forma de folhetim, alcançando enorme sucesso.
Passando então a se dedicar mais a esse gênero literário e também ao teatro, à advocacia, e à politica, sendo eleito deputado pelo Ceará diversas vezes. Durante a Guerra do Paraguai foi ministro da Justiça, mas ao não conseguir se eleger senador, como o pai, retirou-se da vida pública, sendo apoiado pela amizade de Machado de Assis.
Aos 48 anos, após escrever Encarnação, Alencar morreu, vítima de tuberculose.
As principais obras de José de Alencar, em Romances Históricos e Indianistas foram, O guarani (1857), As minas de prata (1862), Iracema (1865), Alfarrábios (1873), A guerra dos mascates (1873) e Ubirajara (1874).
José de Alencar criou uma literatura nacionalista onde se evidencia uma maneira de sentir e pensar tipicamente brasileiras. Suas obras são especialmente bem sucedidas quando o autor transporta a tradição indígena para a ficção. Tão grande foi a preocupação de José de Alencar em retratar sua terra e seu povo que muitas das páginas de seus romances relatam mitos, lendas, tradições, festas religiosas, usos e costumes observados pessoalmente por ele, com o intuito de, cada vez mais, abrasileirar seus textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário