sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Natal de Poirot - Hercule Poirot’s Christmas



 Hercule Poirot é o detetive mais famoso de Agatha Christie, um belga baixinho, de aparência bizarra. Nesse livro escrito em 1939, um crime acontece na véspera de Natal, o assassinato de Simeon Lee, um velho tirano milionário e pai de 4 homens,  é encontrado em seu quarto com a garganta rasgada, e os móveis a sua volta, destroçados.
Alfred Lee, filho de Simeon e seu maior fã, junto com Lydia, sua mulher, moram com o pai que convida o restante de seus filhos e suas mulheres para passarem o Natal com ele, o que parece perfeitamente normal se ignorarmos o fato de que os filhos não se davam bem com o pai e que nunca haviam levado suas mulheres para conhecê-lo.
Os outros filhos:
George Lee : político amante do dinheiro, casado com Magdalene, uma loira muito mais nova que o marido, esta fazia alguns comentários incisivos e parecia também gostar muito de dinheiro .
David Lee: músico apaixonado pela mãe (acreditava que seu pai a fez sofrer e que esta morreu de tristeza) casado com Hilda, uma mulher que não chamava muita atenção para si fisicamente, mas que era muito forte.
Harry Lee: irmão dito sonhador, porém aventureiro, devedor e debochado, que volta para a mansão como uma ovelha negra que decide voltar para perto do rebanho.
Misture estes personagens com uma neta espanhola e atrevida, Pilar, filha de uma irmã já morta e de um pintor espanhol, que surge do nada para passar o Natal com a família que nunca havia visto, adicione um filho de um antigo amigo de Simeon Lee, vindo da África do Sul que acaba ficando na casa, um mordomo atordoado com os acontecimentos na casa, que acha estar vivendo o mesmo fato várias vezes e também um enfermeiro estranho, que caminha pela casa como um gato sem que ninguém o veja ou escute.

Os responsáveis pela investigação:
Hercule Poirot.
Superintendente Sudgen
Coronel Johnson

Uma coisa que eu adoro reparar é em como os autores dividem seus livros, e Agatha Christie faz divisões diferentes para cada um deles, a divisão necessária para a ordem e a direção que quer dar para cada uma das histórias. Esse livro, Christie divide em 7 partes com capítulos  não muito longos. Cada parte recebe uma data específica, a primeira começando no dia 22 de Dezembro e a sétima, no dia 28.
Realmente me surpreendi com esse livro, mesmo assim (acreditem se quiser!) acertei quem era o assassino, é claro, não acertando como o crime aconteceu, simplesmente tentando entender o pouco que Poirot contava sobre o que deduzia.  Li em um dia e meio, mas também mal comi, mal bebi e não interagi com os seres vivos da minha casa... se esse foi o comportamento que Agatha Christie queria que seus leitores tivessem, ela conseguiu.
O cenário é fácil de imaginar, toda a narrativa tem uma atmosfera gelada e de muita neve, e mais uma vez, Christie nos faz sentir como amigos íntimos e admiradores confessos de Hercule Poirot.


“ Queixou-se de que meus assassinatos estariam ficando refinados demais – na verdade, anêmicos ... Pois esta é a história que escrevi especialmente para você”
- Dedicatória de Agatha Christie para seu cunhado.

“ Quem jamais poderia imaginar que aquele velho guardasse tanto sangue dentro de si?”
Macbeth

Nenhum comentário:

Postar um comentário