sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ubirajara


Resumo
Jaguarê pretende se tornar o maior guerreiro da tribo Araguaia, então vai em busca do melhor guerreiro da tribo inimiga.
Quando está na floresta, encontra uma virgem da tribo tocantim e logo já sente algo especial por ela, porém Jaguarê pede a virgem Araci que leve um recado para os guerreiros de sua tribo, que o mais valente Jaguarê o desafia.
Araci vai para sua tribo e logo Pojucã, o grande guerreiro da nação tocantim aceita o desafio e encontra na floresta Jaguarê. O duelo entre Jaguarê e Pojucã foi muito equilibrado até que Jaguarê consegue enfiar uma flecha no corpo do guerreiro tocantim, consolidando seu nome de guerra com Ubirajara.
Como prova de seus feitos Ubirajara leva Pojucã para falar diante de sua tribo e os anciões, assim Ubirajara passa a ser o chefe da nação tocantim. 
Só que Ubirajara não consegue parar de pensar em Araci, em uma noite sonha com ela, Araci lhe mandava um recado, então após o sonho Jaguarê decide ir atrás de Araci, avisando a sua tribo que iria partir e só voltaria no dia em que fosse a entrega de uma virgem da tribo para Pojucã, que após isso iria morrer.
Ubirajara entra na floresta e vai em direção  a tribo dos Tocantins, chegando lá anuncia-se como um  estrangeiro e que poderiam chamá-lo de Jurandir. Araci vê que ele voltou somente por ela, e fica apaixonada pelo guerreiro, não o entregando.
Com o decorrer do tempo Ubirajara conquista a confiança da tribo e se torna o mais bravo guerreiro. No dia em que todos os guerreiros da tribo vão lutar pelo amor de Araci, Jurandir também vai e enfrentam três provas difíceis, então Itaquê o chefe da nação Tocantim entrega o amor de Araci á Jurandir.
Ubirajara após conquistar a virgem Araci revela á Itaquê sua identidade e que combateu Pojucã para conquistar seu nome de guerra, Itaquê diz que Ubirajara só terá sua filha se ele conseguir passar por toda a nação Tocantim, então ele aceita e volta para sua tribo para preparar os seus guerreiros.
Quando as duas tribos se encontram no rio, há outra tribo que busca vingança contra a Tocantim, esta é a tribo Tapuia, que por sua vez busca uma aliança com a tribo Araguaia, que rejeita, mas espera o confronto entre as duas tribos, porque não queria tirar a vingança dos guerreiros tapuias .
O confronto acontece só que por sua vez o chefe da tribo Tocantim tem seus olhos furados por um guerreiro da tribo Tapuia, assim Ubirajara não confronta a tribo Tocantim e acaba voltando.
Na tribo Tocantim, Itaquê quer passar o lugar de chefe de sua tribo para seu filho, mas ele não é capaz de sustentar o grande arco, assim a tribo não consegue achar um líder. Ubirajara por sua vez, vai á tribo Tocantim para levar o guerreiro que furou os olhos de Itaquê, e recebe a proposta do chefe da nação de unir as duas tribos porque era o único guerreiro capaz de liderar as duas tribos. Ubirajara aceita e une os dois arcos da tribo, e o empunha, conquista também Araci. Por fim ele consolida o nome dessa nova tribo como a de Ubirajara.

Análise de personagens 

Ubirajara: 
Características físicas: jovem, muito forte, pendentes em seu ombro carrega suas flechas, usa uma pena vermelha no cocar (acessório usado na cabeça pelos índios).
Característica psicológicas: Como todo herói romântico, Ubirajara é bom e louvável, mas além disso é um herói de romance indianista, por isso é chamado de Jaguarê entre os araguaias pois é o jaguar mais forte e temido da floresta. Ubirajara é sempre dito como o mais forte, o mais valente, o mais rápido, o jovem mais experiente e também o mais justo. No clímax do livro, Ubirjara concede a morte a um importante guerreiro tocantim, Pojucã o que dá início da batalha do livro, mesmo tirando a vida do guerreiro o herói não só enfrenta a batalha como a vence com honra.

Jandira:
Características físicas: índia Araguaia, de cabelos longos e negros assim como os olhos, virgem, dito como a índia mais bonita entre as virgens araguaias e também muito fecunda. 
Características psicológicas: Jandira é filha de Majé um dos anciões mais respeitados depois de Camacã, pai de Ubirajara .Seu nome quer dizer abelha que faz mel, e no livro isso é associado a sensualidade da personagem, o que é outra característica da idealização romântica, uma ponte de ligação entre a sensualidade e a virgindade. A personagem estava para se casar com Ubirajara e era totalmente dedicada ao noivo, porém ao ser abandonada, Jandira se mostra ferida e capaz de fazer de tudo para reconquistar o seu amado. No fim do livro, Jandira se “converte”, tomando novamente as características de uma heroína romântica.

Araci:
Características físicas: jovem, bela e índia tocantim, usa uma faixa cor de ouro e tecida com penas de tucano na cabeça, entre as pernas usava uma liga vermelha o que mostrava que a índia ainda era virgem.
Características psicológicas: Araci significa Estrela do dia, a índia era filha de Itaquê, o senhor da tribo tocantim, era desejada por muitos servos do amor (homens que lutavam por sua mão), sempre doce, pacífica e corajosa. Assim como Jandira, Araci também é apresentada com muita sensualidade e fertilidade.

Pojucã:
Características físicas: usa um canitar de plumas de tucano pois é um tocantim, é muito forte.
Características psicológicas: Assim como Ubirajara, Pojucã é bravo e um guerreiro respeitado entre a tribo tocantim, tem muita honra e respeito pelos adversários. Se sentiu honrado em ter sido o melhor guerreiro só então vencido por Ubirajara e como prisioneiro dele cantou a fama de seu senhor entre os araguaias porém não conseguiu aceitar ser prisioneiro, preferia morrer com honra do que servir a Ubirajara.

Itaquê:
Características: grande chefe da tribo tocantim, Itaquê era um homem louvado, casado com Jacamim, uma de seus filhos de velhice era Araci a quem protegia e para quem procurava um marido. Itaquê era dito como o maior guerreiro de sua nação. Itaquê queria que seu filho Pojucã pudesse o suceder como grande chefe da nação tocantim e que conseguisse brandir o grande arco da nação tocantim. Mas Pojucã não conseguia.

Camacã:
Características: Camacã é o chefe da tribo Araguaia mas passa essa tarefa para seu filho Ubirajara logo após o combate entre o guerreiro Araguaia e Pojucã, o guerreiro tocantim.

Jacamim:
Características :A índia tocantim era mulher e serva de Itaquê, mesmo que o cacique tivesse outras servas do amor, Jacamim era mãe de seus filhos de velhice.

Canicrã:
Características: Canicrã era o chefe de tribo tapuia e formidável guerreiro, lutou dez vezes com Itaquê mas nunca o venceu e nem havia sido vencido por este.

Pahã:
Caraterísticas: filho curumim (ainda criança) de Canicrã. Sentia orgulho e inveja do grande guerreiro que era seu pai. Era um menino audacioso e durante a batalha cegou o chefe tocantim.
que amava.


Considerações Finais
-O livro apresenta uma visão idealizada dos índios antes da colonização como puros e civilizados, a linguagem usada pelos índios em Ubirajara é extremamente artificial assim como também parte da visão de amor ( por mais que o chefe da tribo tivesse direito a muitas mulheres ele se dedicava especialmente a uma). A nosso ver o comportamento dos índios em relação ao amor e modo de falar podem não terem sido reais e sim colocados dessa forma porque era algo que o público romântico priorizava.

- a linguagem do livro é confusa pelo excesso de termos indígenas.

- Como brasileiros católicos, estranhamos que no fim do livro Ubirajara tenha continuado tanto com Araci como com Jandira, vimos mais tarde que essa foi justamente a intenção do autor, mostrar o amor sem as regras do catolicismo que ainda não tinha chegado junto com os portugueses, porém ainda é um livro romântico e por esse motivo na ideia de manter o amor dedicado a uma única pessoa, Araci foi escolhida como mulher de Ubirajara e Jandira como serva do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário